Notícias

Ministério do Turismo assinala Dia Mundial do Turismo com atividade central no Tarrafal de Santiago

Neste sentido, são chamados os mais diversos intervenientes e instituições do setor público e privado a celebrar e a interagir de forma que ninguém seja deixado para trás, sobretudo numa altura em que o mundo começa a pensar na retoma turística e a olhar novamente para o futuro do sector pós-pandemia da COVID-19.

Assinala-se hoje, 27 de setembro, o Dia Mundial do Turismo, este ano com o lema: “Turismo para o Crescimento Inclusivo”. Cabo Verde comemora a data com uma agenda recheada de atividades  de uma forma descentralizada, sendo que a atividade central é presidida pelo Ministro do Turismo e Transportes, Carlos Santos, durante os dias 26 a 27 de setembro, no Município de Tarrafal de Santiago, onde, estão a ser discutidas questões relacionadas com “Politicas Publicas e Cooperação Internacional para o Turismo”, e a serem apresentados temas sobre caracterização das potencialidades turísticas da ilha de Santiago (Master Plan) e a proposta relativa ao Plano Operacional do Turismo.

Neste sentido, são chamados os mais diversos intervenientes e instituições do setor público e privado a celebrar e a interagir de forma que ninguém seja deixado para trás, sobretudo numa altura em que o mundo começa a pensar na retoma turística e a olhar novamente para o futuro do sector pós-pandemia da COVID-19.

Entre outras atividades previstas, o programa abrange, ainda, uma visita guiada às obras de investimentos turísticos em curso no município do Tarrafal. Neste Dia Mundial do Turismo, com motes no investimento e a promoção do setor do turismo, é assinado um protocolo entre o Instituto do Turismo de Cabo Verde (ITCV), a Entidade Reguladora Independente da Saúde (ERIS) e o Instituto de Gestão da Qualidade e da Propriedade Intelectual (IGQPI), com um apelo sobre a importância que o setor representa a nível internacional, bem como o seu inegável contributo para o presente e o futuro da economia dos países.

Entrega de certificados de formação aos formandos das Agências de Viagens, consta de entre tantas atividades programadas para comemorar esta efeméride, que é celebrada todos os anos, um pouco por todo o mundo desde 1980, e liderada pela Organização Mundial do Turismo (OMT).

Em Cabo Verde a data é assinalada “sob o signo da reabertura e retoma do turismo no nosso país, após ano e meio de paragem, causada pela pandemia da Covid-19, que deixou muitas sequelas que levarão o seu tempo a recuperar”, conforme palavras do Ministro do Turismo, publicadas num post do Ministério que tutela.

“Como todos os anos, este ano, apesar das circunstâncias difíceis resultantes da crise pandémica e suas consequências, não podíamos deixar de assinalar este dia, dedicado, sobretudo, a refletirmos sobre o caminho percorrido, a nossa situação atual e as perspetivas que estamos construindo”, prosseguiu, acrescentando que as várias atividades mencionadas visam sensibilizar e consciencializar as comunidades sobre a importância do turismo no desenvolvimento do país e mostrar como é que o setor pode contribuir para alcançar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

As celebrações do Dia Mundial do Turismo acontecem todos os anos desde 1880. O 27 de setembro, foi instituído pela Organização Mundial do Turismo por ser a data em que, no ano de 1970, entraram em vigor as diretivas que são consideradas como mais marcantes para o turismo internacional. Este ano, o sector assinala a data no meio de uma dramática redução do número de turistas internacionais em decorrência da pandemia de COVID-19.