O MESCI, António Correia e Silva e o representante da OMS em Cabo Verde, Barrysson Andriamahefazafy presidem o acto de abertura da primeira edição de Inter-Universidade Cabo-verdiana de Verão, hoje, 26 de Setembro, no Auditório da Reitoria da Universidade de Cabo Verde. A iniciativa do Ministério do Ensino Superior, Ciência e Inovação é realizada, em parceria com a Plataforma Atlántica para el Control y Investigación de Enfermedades Tropicales e a Universidade La Laguna de Canárias, acontece de 26 de Setembro a 30 de Outubro de 2011.
O evento reúne, pela primeira vez, num campus único várias universidades cabo-verdianas, tendo como propósito um Curso de Extensão, num domínio fundamental para a afirmação do Ensino Superior Nacional: a saúde pública.
Este curso tem como tema o papel da Biologia Molecular na Investigação e Diagnóstico das Doenças infectocontagiosas/tropicais e visa contribuir para o desenvolvimento de Cabo Verde através do aperfeiçoamento e capacitação técnica de docentes e alunos finalistas de Universidades sediadas no país. A ideia é reforçar a competência da comunidade académica nacional na área das Ciências Biológicas e da Saúde, além de proporcionar uma inédita oportunidade de intercâmbio académico e científico entre as nossas universidades.
O curso está distribuído em duas componentes, uma teórica e outra prática. Presente e futuro das enfermidades tropicais; enfermidades transmitidas por artrópodos; enfermidades infectocontagiosas transmitidas pela água e pelos alimentos são entre outras, algumas temáticas a serem analisadas na parte teórica da formação em questão.
Na parte prática, os formandos terão a oportunidade de realizar o Diagnóstico Molecular de Enfermidades Infectocontagiosas, experienciando de forma particular a extracção de ADN a partir de amostra biológica; a amplificação por PCR (Reação em Cadeia de Polimerase) da região específica a analisar; electroforeses em gel de agarosa e visualização con Bromuro de Etidio del ADN Amplificado e algumas visitas de estudo.
De frisar que os materiais de laboratório necessários à concretização do referido curso são patrocinados pela empresa farmacêutica canarina MELCAN S.L.
Com esta acção de formação, o MESCI espera contribuir para reforçar competências de docentes e alunos no manejo de diagnóstico e profilaxia das doenças infecto-contagiosas com maior incidência e/ou potencial epidémico em Cabo Verde. Pretende também estimular a comunidade académica nacional para investigação avançada. Assim promover canais de intercâmbio entre as diferentes universidades com maior propensão à investigação na saúde, instituir a universidade de verão como parte constituinte do nosso calendário académico.
As aulas terão lugar na UNICA, UNIPIAGET e UNI-CV e serão ministradas por docentes da Universidad de La Laguna, Tenerife – Instituto Universitario de Enfermedades Tropicales y Salud Pública de Canarias, da Universidade de Cabo Verde, da UniPiaget de Cabo Verde, da Universidade Intercontinental de Cabo Verde, da UniSantiago e da UniMindelo.