O Ministério do Desporto, através da Direção Geral do Desporto, fez na manhã desta segunda-feira, 27 de Junho, a apresentação Oficial dos X Jogos Desportivos da CPLP, que acontecerá na ilha do Sal, de 17 a 24 de Julho próximo. No acto, que foi presidido pelo Ministro do Desporto, Fernando Elísio Freire, foram, ainda, assinados protocolos com os patrocinadores oficiais do evento.
A República de Cabo Verde, enquanto membro da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), através do Ministério do Desporto, vai receber pela segunda vez, mais uma edição dos Jogos Desportivos da CPLP.
As competições desta décima edição acontecerão nas Cidades de Espargos e Santa Maria, na Ilha do Sal, devido a nossa característica arquipelágica, as condições logísticas, as infraestruturas hoteleiras e desportivas, já existentes, e acima de tudo, a estratégia de atrair grandes eventos desportivos, mundiais, dando assim oportunidade a população local de assistir e participar em intercâmbios desportivos com tamanha abrangência.
Serão dias de competições que envolverão várias modalidades, a saber: Basquetebol, Andebol, Futebol, Voleibol de Praia, Taekondo e Natação em águas livres, sendo estas duas últimas novas introduções.
Refira-se que os Jogos Desportivos da CPLP têm como objetivo reforçar a solidariedade entre os povos dos estados membros da CPLP. Sendo a realização desta edição de 2016 em Cabo Verde, o propósito é divulgar a realidade cabo-verdiana e suas potencialidades; promover os Jogos da CPLP, como um produto turístico; e descentralizar os eventos desportivos para as outras Ilhas.
A X edição dos Jogos Desportivos da CPLP contará com a participação de todos os países da comunidade, nomeadamente: Cabo Verde, Angola, Brasil, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.
Recorde-se que a primeira edição acolhida por Cabo Verde foi a IV que decorreu na Cidade da Praia, de 21 a 27 de julho de 2002, que contou com a participação de Angola, Guiné Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Portugal, para um total de 470 atletas. Naquela ocasião o Brasil não participou e os países Timor Leste e Guiné Equatorial ainda, não faziam parte da Comunidade.