Assinala-se no próximo dia 13 de novembro, o Dia do Desporto Cabo-verdiano (DDC), este ano sob o lema «Mais Olimpismo por uma nova pedagogia do Desporto Cabo-verdiano».
O Ministério do Desporto, através da Direção Geral dos Desportos, promove uma série de atividades para marcar esta efeméride e, num ano olímpico é mister celebrar e promover o espírito e valores olímpicos, que extrapolam a esfera desportiva.
Com isso, pretende-se afirmar, definitivamente, o desporto como um importante fator de desenvolvimento e harmonia na linha do que um dia sublinhou Nelson Mandela no seu famoso discurso «O poder do desporto».
O calendário das comemorações engloba um vasto leque de atividades com abrangência nacional, em parceria com as federações e associações locais, incluindo torneios em diversas modalidades desportivas tanto na categoria olímpica como paralímpica, durante quase 40 dias, com arranque no dia 21 de outubro na Laginha, São Vicente, com a primeira etapa de um torneio de voleibol e andebol de praia e natação, ao nível escolar. Nos dias 19 e 26 a 27 de novembro, na cidade da Praia e no Tarrafal de Santiago, respetivamente, acontecem as segunda e terceira etapas deste torneio.
De realçar também que vai ser reativado, conforme adiantado pelo Ministro do Desporto, Dr. Fernando Elísio Freire, o Conselho Nacional do Desporto, que terá lugar entre os dias 29 e 30 de outubro, na cidade da Praia, e cujo objetivo principal é discutir e socializar propostas de política e ação desportiva para o país nos próximos anos.
A DGD promove ainda formações técnicas em taekwondo e futebol, cuja finalidade é ajudar na promoção da cidadania e na consciencialização dos jovens para males como o abandono escolar, o alcoolismo e drogas e que afetam a nossa sociedade. Mais informações sobre isso nas próximas notas a serem enviadas à imprensa.
A Gala do Desporto 2016 será o ponto alto das comemorações da data, cujo palco será no Tarrafal de Santiago com o propósito de homenagear todos os atletas que se destacaram este ano.