O Ministério das Infraestruturas, Ordenamento do Território e Habitação, acaba de lançar um concurso de ideias designado “Transformando as Nossas Rotundas em Obras de Arte”.
O objetivo deste concurso, cuja data limite de participação é até 15 de setembro, é o de envolver a sociedade civil cabo-verdiana na conceção de soluções artísticas, verdes e criativas para as rotundas do país, no quadro do planeamento urbanístico e territorial previsto no Programa de Requalificação, Reabilitação e Acessibilidades – PRRA que já está em curso.
A ideia é dirigida em especial, aos designers, criativos, artistas, arquitetos ou estudantes de artes, mas podem participar todos os cidadãos cabo-verdianos, sejam eles residentes nas ilhas ou na diáspora.
Serão privilegiados os projetos que valorizem critérios como a criatividade e a inovação, a inserção urbanística e paisagística, a inclusão de motivos identitários cabo-verdianos, o uso de materiais locais como a terra, a jorra ou a pedra, que apresentem soluções integradas no domínio estético, ambiental e energético e que sejam exequíveis técnica e financeiramente.
As propostas vencedoras serão premiadas com 100 mil, 50 mil e 30 mil escudos para o primeiro, segundo e terceiro classificados respetivamente, mas está também prevista a atribuição de duas Menções Honrosas, com prémios de participação de dez mil escudos cada.
No entanto, e independentemente dos premiados, em todos os projetos implementados o nome do autor ficará registado na obra.