O Ministério das Comunidades tem no seu plano de atividades o projeto “Mata Sodadi” que tem por objetivos, facilitar a comunicação entre as comunidades residentes nas Ilhas e na diáspora, apoiar o reencontro familiar e, por outro lado, reforçar os laços de identidade cultural com cabo verde, com especial atenção para as comunidades mais vulneráveis.
A 3ª edição do projeto “Mata Sodadi” vai trazer a Cabo Verde 09 idosos cabo-verdianos, das comunidades de Costa do Marfim (1), Portugal (4) e S. Tomé e Príncipe (4), originários de varias ilhas (Fogo, Santiago, Santo Antão), que há mais de 30/40 anos não regressam à terra, sendo que muitos deles perderam o contacto com as respetivas famílias em Cabo Verde. À semelhança do ocorrido nas edições anteriores, do programa fazem parte visitas aos familiares, intercâmbios/convívios e encontros com diversas entidades cabo-verdianas.
Informa-se, ainda, que a referida deslocação destes idosos a Cabo Verde está prevista para o período de 26 de Outubro a 02 de Novembro de 2014. No dia 27 de Outubro, pelas 11:00, o grupo será recebido por S.Excia. a Ministra das Comunidades, Dra. Fernanda Fernandes.
De recordar que a primeira edição do “Mata Sodadi”, começou pela comunidade em S. Tomé e Príncipe, trazendo 20 idosos cabo-verdianos, que estiveram em Cabo Verde durante o período de 01 a 12 de Dezembro de 2011. A segunda edição trouxe 12 idosos cabo-verdianos, idosos vindos de Guiné-Bissau (6) e Senegal (6) e estiveram em Cabo Verde durante o período de 09 a 16 de Novembro de 2012.