O Ministério das Comunidades dá início ao projecto “Mata Sodadi” que tem por objectivos facilitar a comunicação entre as comunidades cabo-verdianas residentes no arquipélago e as que vivem na diáspora. Com este projecto pretende-se apoiar o reencontro familiar e, por outro lado, reforçar os laços de identidade cultural com Cabo Verde, com especial atenção para as comunidades mais vulneráveis.
O projecto “Mata sodadi” começou pela comunidade residente em S. Tomé e Príncipe ao trazer a Cabo Verde 20 idosos, originários de 5 ilhas (Santiago, Santo Antão, S. Vicente, Fogo e Brava), que há mais de 40 anos não regressavam à terra, tendo muitos deles perdido o contacto com as respectivas famílias.
O grupo de idosos chegou a Cabo Verde no dia 01 de Dezembro e regressa a São Tomé e Príncipe no próximo dia 12. De acordo com o programa, quatro idosos seguiram hoje, 05 de Novembro, para as diferentes ilhas para contacto com as suas raízes.
Foi realizada no dia 02 de Dezembro, uma conferência de imprensa que teve lugar no Auditório do Centro de Formação Profissional da Praia e que contou com a presença da Ministra das Comunidades, Fernanda Fernandes, os 20 idosos vindos de S. Tomé e Príncipe e representantes das instituições envolvidas no projecto.