O Ministério da Saúde recebeu hoje, 27 de julho, 77 Bombas X-Pert da Organização Mundial da Saúde (OMS) para apoiar os esforços do país na certificação da eliminação do paludismo
O ato de entrega oficial contou com a presença da Ministra da Saúde, Filomena Gonçalves, e da Representação da OMS, Edith Pereira.
As Bombas X-Pert são equipamentos utilizados na pulverização intra-domiciliar que cumprem com todos os requisitos exigidos pela OMS para o processo de certificação da eliminação do paludismo e com a sua disponibilização para as equipas de luta anti-vectorial, estará o país, a dar mais um passo importante rumo a certificação da eliminação do paludismo em Cabo Verde.
Trata-se de um pacote de 100 bombas, sendo que as 77 já se encontram no país, avaliadas em 54 300 Euro (cinquenta e quatro mil e trezentos euros).
De acordo com a Ministra da Saúde, Filomena Gonçalves, serão distribuídos a todas as delegacias de saúde, no sentido de, reforçar as campanhas de pulverização que está em curso em todo território nacional.
A Governante, durante a sua interversão, apelou a colaboração de toda a sociedade para um “junta mó” no combate aos mosquitos através de saneamento básico, sobretudo neste período pré-chuvas.
No âmbito da consolidação dos ganhos obtidos através da pulverização intra-domiciliar, e considerando a importância da qualidade da aplicação do inseticida e o impacto que as bombas recomendadas pela OMS, X-pert, desempenham neste processo e para a certificação da eliminação do paludismo, objetivo que Cabo Verde pretende alcançar ainda este ano, a Organização Mundial da Saúde recomendou a utilização destas Bombas X-Pert ao Ministério da Saúde.
Cabo Verde encontra-se no processo de certificação da eliminação do Paludismo, após cinco anos e sete meses sem nenhum caso de transmissão local da doença. Esse processo implica uma preparação eficaz, por parte do país, e observância das exigências estabelecidas pela OMS.