O Dia Nacional do Médico foi criado há 21 anos, ou seja, a 30 de maio de 2002, através da aprovação do Decreto Lei nº 12 /VI/2002 que instituiu o dia 17 de janeiro como o Dia Nacional do Médico, cujo objetivo é prestigiar e dignificar a classe médica, incentivar a criação de condições visando a motivação, satisfação e a melhoria do desempenho dos médicos e assegurar o reconhecimento social da importância e da necessidade do exercício da profissão médica.
Segundo o Decreto-Lei, o Dia Nacional do Médico é celebrado em todo o território nacional pelos licenciados em medicina humana independentemente do regime de trabalho e de forma geral por todos os profissionais de saúde.
Atualmente, é notável a grande evolução e desenvolvimento que esta classe teve ao longo dos anos. Se no período da independência o arquipélago contava com um punhado de médicos para dar assistência a toda população, hoje, o país conta com 661 médicos inscritos na Ordem dos Médicos Cabo-verdinhos, mais do que metade estão no sistema público de saúde (385) repartidos com várias categorias entre médicos clínicos gerais, especialistas, seniores e graduados.
Em termos da evolução rácio médico/habitante, o mesmo passou de 6,28 em 2017 para 7,82 médico/habitante, em 2021.