Notícias

Ministério da Saúde e da Segurança apresenta resultados preliminares do segundo Inquérito Doenças Não transmissíveis

A cerimónia que foi presidida pelo Ministro da Saúde e da Segurança Social, Arlindo do Rosário, contou ainda com a participação do Representante da OMS, Hernando Agudelo e do Presidente do INE, Osvaldo Borges.

Os resultados preliminares do Segundo Inquérito Doenças Não transmissíveis –IDNT II foram apresentados na manhã desta quarta-feira, 07 de outubro, pelo Diretor Nacional de Saúde, Artur Correia, que sublinhou que “esse estudo marca uma nova largada em termos de planificação das ações com a vista a enfrentar o problema de doenças não transmissíveis”.

A cerimónia que foi presidida pelo Ministro da Saúde e da Segurança Social, Arlindo do Rosário, contou ainda com a participação do Representante da OMS, Hernando Agudelo e do Presidente do INE, Osvaldo Borges.

O governante, no seu discurso, sublinhou que através deste estudo o ministério passará a ter uma noção clara sobre os fatores de risco modificáveis associados às doenças crónicas não transmissíveis, e com isso evitar o aumento das doenças crónicas, através do reforço os cuidados primários de saúde.

“Permitirá ter uma visão ampla e global através de uma abordagem epidemiológica a nível nacional, em que as estruturas de saúde poderão fazer os ajustes necessários a nível da melhoria da prestação dos cuidados de saúde”, disse o ministro.

E é neste contexto, assegura o Ministro, que para além desse inquérito considera ser importante ter um banco de dados atualizado e um sistema de informação organizado que prevê a sua devida divulgação. E não só. Implica também a execução de um trabalho de parceria, pois os parceiros desempenham um importante papel na promoção da saúde e na prevenção das doenças.

Arlindo do Rosário acrescenta que apesar das medidas de rastreio, a vacinação representa um importante papel na prevenção das doenças, e é neste sentido anunciou que será no mês de janeiro introduzida a vacina de HPV no calendário da vacinação.

De realçar que o referido inquérito foi realizado com vista a atualizar os dados do último inquérito de 2007 e incluir novas valências fundamentais para o processo de planificação e organização das respostas para os próximos anos.

As Doenças Não Transmissíveis (DNT) constituem causa importante de mortalidade e morbilidade, assim como ocupam um lugar de destaque nas evacuações para o exterior.