A Ministra da Justiça e Trabalho, Janine Lélis, presidiu a inauguração da Unidade de Investigação de Assomada, ontem, 25 de setembro, em Assomada, Santa Catarina.
A Ministra da Justiça e Trabalho, Janine Lélis, presidiu a inauguração da Unidade de Investigação de Assomada, ontem, 25 de setembro, em Assomada, Santa Catarina.
Para Janine Lélis, trata-se de um ato singelo, mas que trará maiores reforços institucionais “sobre tudo para a população da região norte da ilha de Santiago, pois uma vez instalada esta unidade vocacionada para combater a criminalidade estará também para oferecer mais segurança aos cidadãos”.
Durante a sua intervenção a Ministra da Justiça e Trabalho realçou também os investimentos que vêm sendo feitos na Polícia Judiciária com vista a elevar os níveis de eficácia e eficiência da polícia cientifica cabo-verdiana, entre os quais a alteração do Estatuto de Pessoal da PJ, o recrutamento de 55 inspetores, 22 seguranças e 11 técnicos superiores, a organização dos cursos para a promoção de chefias superiores intermédias a implementação do Sistema de Informação Criminal que se encontra em fase de teste, a instalação do sistema AFIS (Sistema de Comparabilidade de Impressões Digitais) que já se encontra na Praia prevendo-se a implementação, até o final do ano, em Assomada e Boavista.
Ainda a modernização do Laboratório da Polícia Judiciária tendo também sido feitos a manutenção dos equipamentos, capacitação dos técnicos e a aquisição de reagentes. A nível da mobilidade a frota de viaturas foi reforçada com a aquisição de 35 viaturas tendo a PJ recebido mais 6 da Embaixada dos Estados. A Polícia Judiciária conta atualmente com um Unidos Centro de Formação com instalações adequadas para a realização de ações de formação inicial e continua do seu pessoal, entre outros investimentos.
O mais recente foi a aprovação do Plano Estratégico de Desenvolvimento 2020–2030 que é um importante instrumento de planificação que visa realinhar a Polícia Judiciária, prepara-la para novos desafios, principalmente em relação à criminalidade organizada e para um forte combate aos crimes financeiros e tecnológicos, finalizou a Ministra da Justiça e Trabalho, Janine Lélis, ao elencar durante a sua intervenção um conjunto de investimentos feitos e que continuam a ser feitos na Polícia Judiciária.