O Ministério da Educação, através do Serviço de Gestão de Recursos Humanos (SGRH), já iniciou, com uma pequena experiência-piloto, em algumas estruturas educativas do concelho da Praia, um trabalho de levantamento de informações de todos os seus funcionários (pessoal docente e não docente). Este processo será realizado em todo o território nacional durante os meses de maio e junho.
O objetivo é o de conhecer a real situação, perfil, capacidade de recursos humanos por concelho/centro de custo, níveis e áreas de formação académica por colaborador, visando a atualização da base de dados de recursos humanos.
No tereno, já se encontra uma equipa integrada pelos técnicos dos serviços centrais – Serviço de Gestão de Recursos Humanos, Serviço de Gestão, Financeiro e Patrimonial, Inspeção Geral de Educação – a fim de se deslocarem a todas as escolas secundárias do país para, In Situ, fazer a recolha das informações relacionadas com o percurso profissional dos funcionários afetos ao Ministério da Educação.
Este processo de levantamento de informações, que será executado durante os meses de maio e junho, irá decorrer em todo território nacional, incluirá os serviços centrais, as delegações e escolas secundárias de todos os concelhos e tem como o público-alvo, todos os funcionários do Ministério da Educação, nomeadamente, professores, pessoal técnico/administrativos e de apoio operacional.