O Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas (MCIC) informa que se irá realizar um Seminário sobre Museologia denominado: “Conceção e Desenvolvimento de um Plano museológico – Praia, Cabo Verde. Caso prático: A construção do relato num espaço Património da Humanidade: Cidade Velha”, de 28 a 30 de setembro, no Palácio da Cultura Ildo Lobo (PCIL).
O Seminário é realizado pela Cooperação Espanhola, em parceria com o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas e tem como propósito fomentar a realização de planos museológicos nos museus e lugares patrimónios de Cabo Verde, melhorando a sua gestão e relato, promovendo a aproximação deste património à sociedade cabo-verdiana e ao turismo.
O objeto deste seminário é, para além de proporcionar uma formação neste âmbito, conseguir um primeiro rascunho de um plano museológico para a Cidade Velha, único local com a classificação de Património Mundial da UNESCO, em Cabo Verde, até agora.
O Seminário será dirigido por dois especialistas espanhóis com reconhecida experiência no domínio da museologia: Dra. Carmen Gloria Rodriguez Santana – Professora de Mestrado Interuniversitário de Arqueologia (Universidades de La Laguna e de Las Palmas de Gran Canaria) e Diretora do Museu “Cueva Pintada” das Canárias e o Dr. Víctor Manuel Antona Val – pertencente à Ordem dos Conservadores de Museus do Ministério de Cultura de Espanha e Técnico de Museus do Centro de Restauração de Obras de Arte, Património Arqueológico e Etnográfico.
A abertura do seminário acontece 28 de setembro, às 08h00, no PCIL com a apresentação dos formadores, formandos, curso e da dinâmica dos trabalhos.
A margem do seminário, a equipa de formandores e formandos, acompanhados do Presidente do Instituto do Património Cultural (IPC), visitam os museus da Tabanka e Norberto Tavares, sábado (30 de setembro), e domingo (01 de outubro) deslocam-se ao Campo de Concentração de Tarrafal de Santiago, a partir das 09hrs.