O Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas (MCIC), Abraão Vicente, recebeu em audiência, esta quarta-feira (6), a coordenadora da ONU HABITAT, Janice Helena da Silva, tendo abordado as parcerias para melhor colaboração entre as duas instituições.
Janice Helena da Silva frisou que para a implementação do Nº 11 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis) é preciso ter a cultura como fator-chave no processo, por isso esta aproximação ao MCIC.
O Ministro da Cultura e Indústrias Criativas mostrou a sua disponibilidade em criar novas linhas de cooperação com a ONU HABITAT e que resultem em projetos artísticos, intervenções e formações capazes de integrar as zonas periféricas no tecido urbano através da arte.
Cidade Velha, Património da Humanidade, por ser um assentamento humano de grande valor para Cabo Verde, também foi abordado tendo Abraão Vicente insistido na necessidade de se considerar o espaço como ponto estratégico que carece da “marca Cidade Velha” para melhor preservação e promoção.
O Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas mostrou a sua vontade de trabalhar em conjunto com a OIT na capacitação de criativos nacionais, destacando ainda uma parceria estratégica para a implementação da Carteira Profissional para o setor criativo, que inclua toda a cadeia de produção, tendo em vista, conforme o governante, garantir que as gerações futuras possam vir a ter e pertencer a um setor formal com garantias dos seus direitos laborais nas suas carreiras profissionais.