Notícias

Ministério da Agricultura e Ambiente realizou o Atelier de Apresentação dos Resultados do Projeto Reforço das Capacidades do Sistema Nacional de Seguimento e Avaliação

O Ministério da Agricultura e Ambiente, realizou na cidade da Praia,22 de setembro, o Atelier de Encerramento e Apresentação dos Resultados do Projeto Reforço das Capacidades do Sistema Nacional de Seguimento e Avaliação em Cabo Verde.

O Sistema de Seguimento e Avaliação de Programas e Projetos no Ministério da Agricultura e Ambiente – SS&A-MAA é uma plataforma digital inovadora que facilita o acompanhamento, a gestão e a avaliação de Programas e Projetos e é integrado ao Sistema Central de S&A e ao Sistema de Gestão Orçamental (SIGOF).

Trata-se de um sistema de acompanhamento e avaliação, sensível às questões de género e idade, que está integrado ao sistema central de acompanhamento e avaliação do Governo. Este sistema tem a capacidade de realizar planeamento, acompanhamento e avaliação online, bem como gerar diversos tipos de relatórios.

O Sistema de Seguimento e Avaliação de Programas e Projetos no Ministério da Agricultura e Ambiente (SS&A-MAA) é uma plataforma digital inovadora que facilita o acompanhamento, a gestão e a avaliação de programas e projetos em tempo real, uma ferramenta essencial para assegurar a transparência na gestão e transparência na prestação de contas a nível nacional e internacional.

O objetivo deste sistema é de contribuir para melhoria da governança do sector, bem como reforçar o sistema de seguimento e avaliação no País. Reforçar o atual sistema de seguimento e avaliação do ministério, melhorar o seguimento físico e financeiro dos projetos, dispor de dados de boa qualidade desagregados por sexo e idade e melhorar a avaliação e o impacto dos planos estratégicos sectórias e a tomada de decisões.

Financiado pelo FIDA no valor de 800.000USD e pelo Governo de Cabo Verde, é uma ferramenta intuitiva e fácil de usar, disponibilizando dados de boa qualidade e desagregados por sexo e idade, e permite acompanhar a política pública setorial e a tomada de decisões. Além de celeridade e segurança, garante maior eficácia dos programas e projetos, melhor uso do erário público, e melhor gestão dos recursos provenientes dos parceiros de desenvolvimento.