Notícias

Ministério da Agricultura e Ambiente realiza Conselho do Ministério para fazer balanço e alinhar estratégias para 2023

Tudo aquilo que foi planeado no orçamento e gestão do Ministério de Agricultura, tanto nas realizações físicas como financeiras, foi materializado, alinhado com o programa do Governo e as intervenções que estão no Plano Estratégico do Desenvolvimento Sustentável (PEDS).

De uma forma geral, o Ministério da Agricultura e Ambiente conseguiu concretizar tudo o que estava planeado, com uma boa taxa de execução, depois de uma conjuntura difícil marcada por 3 anos consecutivos de seca, pandemia e ainda ensombrada pela crise alimentar causada pela guerra na Ucrânia, pelo que 2022 foi um ano positivo.

Esta avaliação foi feita ontem, 12, durante o conselho do ministério, que teve com objetivo fazer o balanço do ano 2022 e alinhar estratégias para 2023, com todos os dirigentes dos serviços centrais e regionais do ministério.

Tudo aquilo que foi planeado no orçamento e gestão do Ministério de Agricultura, tanto nas realizações físicas como financeiras, foi materializado, alinhado com o programa do Governo e as intervenções que estão no Plano Estratégico do Desenvolvimento Sustentável (PEDS) e os respectivos projetos que deles fazem parte.

De uma forma geral, o Ministério conseguiu dar respostas a tudo aquilo que é  a agenda do Governo, no que diz respeito às novas diversificações dos fundos de mobilização de água, massificação de rega gota-a-gota e intervenções diversas em matéria do sector agrário e ambiental de inspeção aplicadas ao sector e a implementação do programa de mitigação.

Para a área do planeamento e gestão do Ministério da Agricultura e Ambiente, vai-se dar continuidade aos projetos anteriores, mas também com perspectivas, a meio do percurso, de inscrever novos projetos em matérias de ações climáticas e de água e saneamento, ambas financiadas pela Cooperação Luxemburguesa.

Para 2023, a estratégia é continuar a reforçar e acelerar as medidas de intervenções que foram implementadas até então, mas numa óptica muito mais eficiente, trabalhando com menos recursos, mas, almejando melhores resultados, tendo em conta a eficiência e a capacidade da execução organizada até agora.