O Ministério da Agricultura e Ambiente promove esta quarta-feira, 11 de janeiro, em Santa Cruz, Cidade de Pedra Badejo, o “atelier de Validação do Plano Estratégico de Extensão Rural”. A abertura oficial do evento será feita pelo Ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva.
A assistência técnica e a extensão rural têm um papel fundamental na ligação dos agricultores aos centros de pesquisa, contribuindo ativamente para a melhoria das condições da produção agrícola e desafios de novas pesquisas no domínio. Para melhorar essa ligação e orientar o setor agrário de modo a contribuir para os objetivos nacionais e aumentar a produção agrícola, produtividade, comercialização e melhorar a segurança alimentar e nutricional, o Ministério da Agricultura e Ambiente elaborou o Plano estratégico de Extensão Rural (2017- 2026) com o apoio da FAO, que será validado amanhã 11 de janeiro.
O setor agrícola em Cabo Verde, contribui para o desenvolvimento socioeconómico do país, e como tal, joga um papel significativo na produção de alimentos, geração de empregos e de rendimento.
A produção agrícola nacional é praticada na sua maioria por pequenas explorações familiares, embora esteja a emergir algumas explorações de caráter empresarial, que têm pouco acesso às informações, conhecimentos e pacotes tecnológicos necessários, para o melhoramento da sua exploração e produção.