Notícias

Ministerio da Agricultura e Ambiente, FAO e União Europeia Assinatura projeto “Reforço das Capacidades e Resiliência do Setor Florestal em Cabo Verde”

O Ministério da Agricultura e Ambiente conjuntamente com a FAO e a União Europeia, assinam hoje, 07 de julho, o projeto “Reforço das capacidades e resiliência florestal em Cabo Verde”. O ato terá lugar na sala de reuniões do Gabinete do Ministério da Agricultura e Ambiente. O projeto é financiado pela União Europeia com o montante de 5 milhões de EUR e pela FAO com o montante de 133 mil EUR.

O principal objetivo do projeto é aumentar a resiliência e a capacidade de adaptação para enfrentar os riscos adicionais que as mudanças climáticas representam para a desertificação e degradação da terra em Cabo Verde. Em particular, este projeto visa promover a gestão participativa das florestas para se adaptar à desertificação induzida por mudanças climáticas e criar resiliência das comunidades em Santiago, Fogo e Boavista (pelas suas especificidades inerentes ao arquipélago).

O projeto visa ainda apoiar programas nacionais para manter o desenvolvimento económico e reduzir a pobreza entre mulheres, homens e jovens nas comunidades locais, assegurando que, nos municípios selecionados, as práticas florestais e agroflorestais continuem a ser suficientes fornecendo assim um recurso básico para os meios de subsistência. A nível nacional, este projeto promoverá a capacitação de técnicos e garantirá que as políticas e práticas florestais estejam em linha com os crescentes desafios, nomeadamente ligados às questões do género e gestão sustentável da água.