Notícias

Ministério da Agricultura e Ambiente e Uni-CV assinam protocolo de cooperação para reforço da investigação

O Ministério da Agricultura e Ambiente e a Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), assinam protocolo de cooperação visando o reforço da investigação a nível da agricultura e ambiente e a formação de quadros.

O protocolo tem por objetivo estabelecer um quadro de cooperação a desenvolver pelas duas instituições nos domínios da agricultura e ambiente e gestão integrada da água.

O Ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, sublinhou a importância deste protocolo uma vez que abrange ações concretas como atividades formativas, capacitação, formação, investigação, estágios, assessoria técnico e científica e realização de eventos nacionais e internacionais em áreas importantes como a escassez de água para a agricultura.

“O Ministério da Agricultura e Ambiente tem um forte interesse em cooperar com a UNICV, no sentido de formarmos capacidades e desenvolvermos atividades técnico-científicas e promover o saber no domínio da agricultura e ambiente. Há varias atividades muito concretas de cooperação nas atividades formativas, estágios curriculares, experiencias técnico cientificas na promoção de pacotes tecnológicos”, disse Gilberto Silva.

Ainda conforme o Ministro, o protocolo vai permitir o reforço da investigação a nível da agricultura e ambiente, através do Fundo do Ambiente em que Ministério vai cofinanciar uma formação na área da engenharia agroflorestal.

Por seu lado, o reitor da Uni-CV considerou o acordo muito importante uma vez que vai dar maior visibilidade e atuação a Escola de Ciências Agrárias e Ambientais da universidade pública.

“A ideia é dar uma nova vida e restabelecer a unidade orgânica, sendo que é importante para Cabo Verde a questão da agricultura e da segurança alimentar. Há pessoas que precisam de centros e universidades que façam a investigação nessa área e que promovam uma nova imagem da agricultura no País”, disse.