Notícias

Ministério da Agricultura e Ambiente e International Investment Bank assinam memorando para financiar importações de bens alimentares de primeira necessidade

De acordo com o Ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, o momento marca o inicio de negociações com o Banco que já tem conhecimento no domínio das linhas de crédito que permitem a importação e na gestão da logística dos cereais e dos produtos de primeira necessidade.

O Ministério da Agricultura e Ambiente e a International Investment Bank- iiB, assinaram, ontem, 25 de abril, o Memorando de Entendimento em que as partes se comprometem reciprocamente, a encetar e prosseguir negociações dirigidas à celebração do acordo de Facilidade de Crédito à Importação de Bens Essenciais (SPOT), exclusivamente dedicada ao financiamento de importações de bens alimentares de primeira necessidade essenciais para a segurança alimentar, nutricional e manutenção da capacidade produtiva do setor da pecuária.

De acordo com o Ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, o momento marca o início de negociações com o Banco que já tem conhecimento no domínio das linhas de crédito que permitem a importação e na gestão da logística dos cereais e dos produtos de primeira necessidade.

“A assinatura do memorando visa apoiar na aquisição agrupada de cereais e dos produtos de primeira necessidade e dessa forma diminuir os riscos de rotura e do aumento exacerbados dos preços. As compras agrupadas permitem a aquisição dos produtos em maior quantidade e, consequentemente, aumenta o período de estoque e o poder negocial quando falamos de preços”, frisou o MAA.

A Facilidade de Crédito à Importação de Bens Essenciais (SPOT) que se perspetiva, consistirá designadamente na facilidade de Crédito denominada em Escudos Cabo-verdianos (CVE), com maturidade potencial até 3 anos, renovada a cada 6 meses, e cada utilização financia uma ordem de compra de bens essenciais específicos.