Notícias

Ministério da Agricultura e Ambiente confirma foco de mil pés na ilha de São Nicolau

O Ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva confirmou, hoje, a descoberta de um foco de mil pés na ilha de São Nicolau, mais concretamente na zona de Lombo Pelado, assegurando que medidas preventivas estão sendo postas em prática para reduzir os riscos de propagação desta praga na ilha.

A informação da existência de um foco da praga mil pés foi confirmada após especialistas fitossanitários da Direção Geral da Agricultura e Desenvolvimento Rural e do INIDA terem feito diagnósticos no local, caracterização da situação e procedimento à prospeção em todo o vale e em outros locais da ilha.

O Ministro da Agricultura e Ambiente assegurou que tudo vai ser feito para impedir que a praga alastre e infeste as restantes propriedades agrícolas e pediu a colaboração dos agricultores, comerciantes de produtos agrícolas, a população de São Nicolau e da sociedade Cabo-verdiana a fim de impedir que São Nicolau seja afetada pela praga.

Gilberto Silva adiantou ainda que vai arrancar um plano operacional incisivo para reduzir os riscos de propagação da praga na ilha que engloba o reforço do sistema de inspeção nos portos e aeroportos que incluam viagens de e para São Nicolau, destruição de culturas no local, tratamento fitossanitário do espaço e quarentena de toda a zona onde se identificou o foco de mil pés, bem como informar e sensibilizar os agricultores e a população sobre a problemática.

De realçar que as amostras recolhidas são de mil pés adultos, o que significa que a entrada da praga e a sua multiplicação no local terá começado, pelo menos, há um ano e meio.

A praga de mil pés foi descoberta nos anos 80 na ilha de Santo Antão e ataca sobretudo produtos agrícolas, com maior incidência a culturas da batata comum.