Notícias

Ministerio da agricultura e Ambeinte promove Atelier de Validação dos Programas Prioritários para a Resiliência – AGIR SAHEL e África Ocidental

O Ministério da Agricultura e Ambiente realiza amanhã, 18 de outubro, pelas 8h30,  o Atelier de Validação dos Programas Prioritários para a Resiliência – AGIR SAHEL e África Ocidental, na Escola de Hotelaria e Turismo, sito em Palmarejo Grande.A cerimónia de abertura deste evento contará com a presença de Sua Excelência o Sr. Ministro da Agricultura e Ambiente,Dr. Gilberto Silva.

O presente atelier tem como propósito a socialização do documento com os programas prioritários para resiliência nacional já identificados bem como, a obtenção de consensos em torno das ações prioritárias para o reforço da resiliência da população Caboverdiana, sobretudo aquela mais vulnerável.

A Aliança Global para a Resiliência – AGIR SAHEL e África Ocidental constitui uma aliança entre a CEDEAO, o CILSS, a UEMOA e os seus parceiros técnicos e financeiros da comunidade internacional, que reconhecendo a natureza estrutural dos fatores subjacentes às crises alimentares e nutricionais que afetam a resiliência dos agregados familiares mais vulneráveis, resolveram federar esforços em ações estruturais e conjunturais coordenadas e articuladas, com vista a reforçar a resiliência das populações do Sahel e da África Ocidental.

Com o objetivo geral de alcançar Fome Zero em 20 anos, a Aliança pretende (i) promover o acesso a uma alimentação adequada (ii) erradicar a malnutrição crónica, (iii) promover a durabilidade dos sistemas de produção alimentares (iv) aumentar a produtividade e os rendimentos dos pequenos agricultores incluindo as mulheres e; promover zero perdas pós-colheita. Para o alcance dos objetivos preconizados a Aliança estriba-se na promoção dum diálogo intersectorial, inclusivo, participativo e subsidiário com todos os sectores e intervenientes e em todas as dimensões do conceito de resiliência. 

Ao nível dos Estados Membros do CILSS e da África Ocidental a materialização da Aliança deverá incidir na elaboração dum documento onde se enfatiza os programas, as ações prioritárias que contribuem para reforço da resiliência das populações, intitulado “Prioridades Resiliência País” – PRP Cabo Verde. O processo de elaboração do referido documento deverá ser feito através da promoção de um dialogo inclusivo, congregando todos os atores intervenientes neste domínio como os Ministérios: da Agricultura e Ambiente, Saúde, Inclusão Social, Economia e Emprego, o sector privado, a sociedade civil e os parceiros técnicos e financeiros.