Pontuando sobre o grande desafio de Mindelo, o Governante ressaltou a necessidade de recolocar e reposicionar a vocação marítima da cidade que nasceu para ser uma nova centralidade em Cabo Verde.
Mindelo, a cidade que nasceu de caras voltadas para o Mar, completa hoje, 14 de abril de 2022, 143 anos da sua elevação à categoria de Cidade. Da Aldeia piscatória de nossa Senhora da Luz, passando por duas tentativas de elevação à categoria de vila Rodrigo e Leopoldina, “Mindelo não seria o que é hoje não fosse a sua Baia e o Porto Grande”.
Em 1858 ascendeu a categoria de vila e rapidamente em 1879 foi elevada a categoria de cidade. Trazendo um novo pensar, Mindelo projetou Cabo Verde a partir do Porto Grande e dos tempos áureos do Carvão. Em 2016, colocava novamente o país como o primeiro da região africana a adotar a estratégia de cidades saudáveis da World Health Organization (WHO)
Desta forma Mindelo vem semeando e projetando o futuro das ilhas. Um percurso, que para o Ministro do Mar e Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, “orgulha o país e cimenta o espírito de pertença à Grande Nação, que é Cabo Verde”.
“Mindelo tem em si todos os genes do futuro das ilhas de Cabo Verde. Por tudo aquilo que foi no passado, a nível da pujança literária e riqueza cultural, da participação cívica, do seu espírito indomável, da forte vocação marítima e dinâmica económica, da sua antiga tradição de ensino e elevado espírito de criatividade, dos grandes nomes e movimentos que produziu, Mindelo tem em si todas as sementes para um futuro Glorioso e melhor daquilo que foi o período áureo do carvão”, afirmou o Ministro durante a sua intervenção na sessão solene de celebração dos 143º aniversário da Cidade.
Pontuando sobre o grande desafio de Mindelo, o Governante ressaltou a necessidade de recolocar e reposicionar a vocação marítima da cidade que nasceu para ser uma nova centralidade em Cabo Verde. “Reatribuir à ilha a importância que sempre teve nas diferentes relações transatlânticas, como um dos pilares incontornáveis para o crescimento económico e desenvolvimento sustentável.
A sessão solene foi marcada pela retrospetiva histórica da aldeia piscatória à Cidade Atual pelo escritor Germano Almeida, seguido da apresentação de “Mindelo Cidade Saudável” por Helena Rebelo, culminando na apresentação das perspetivas e desafios a curto prazo, pelo Ministro do Mar e Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, e atuações musicais.
A abertura da Sessão Solene esteve a cargo do Presidente da Câmara Municipal de São Vicente, Augusto Neves, e da Presidente da Assembleia Municipal, Dora Pires, que enalteceram o percurso da cidade e apelaram à união de todos em prol de um desenvolvimento que continue a orgulhar os mindelenses e Cabo Verde.