Notícias

Mindelo: Casa do Cidadão lança projeto-pilo-Sistema de Avaliação do Atendimento Público

A cidade de Mindelo, ilha de São Vicente, vai acolher, terça-feira, 5 de setembro, às 16h, o ato de lançamento do projeto SAAP – Sistema de Avaliação do Atendimento Público. O evento terá lugar na Casa do Cidadão, em Mindelo, e será presidido pelo Ministro das Finanças, Olavo Correia, enquanto tutela da Administração Pública.

Mindelo Casa do Cidadão lança projeto-pilo-Sistema de Avaliação do Atendimento Público

O SAAP – Sistema de Avaliação do Atendimento Público, é um projeto da Casa do Cidadão, concebido em parceria com a Direção Nacional da Administração Pública (DNAP) e desenvolvido pelo NOSi, assente na grande estratégia de um serviço público de qualidade e aberta ao cidadão. Este sistema vai possibilitar à Casa do Cidadão e, posteriormente, a todas instituições da Administração Pública, ter acesso a um conjunto de métricas que vai permitir-lhe melhor e avaliar o atendimento público, uma vez que este Sistema tem como objetivo obter feedback do cidadão quanto à sua satisfação em relação ao serviço prestado.

É intenção da Casa do Cidadão garantir a qualidade dos serviços com a implementação do SAAP a todas instituições públicas nacionais, ou seja, todos os balcões públicos vão estar munidos de um sistema de avaliação do atendimento.

Importa ainda referir que o SAAP vai de encontro com o Projeto Global de Atendimento, o SIGA Cabo Verde – Sistema Integrado de Gestão de Atendimento, que está a ser desenvolvido pela Casa do Cidadão, igualmente, em parceria com a DNAP e com a UTIC.

O SIGA é um sistema que vai permitir à Casa do Cidadão ter um ambiente integrado de acompanhamento do funcionamento de todo o atendimento público, mediante o projeto da modernização da Administração Pública.

Com o sistema em questão pretende-se um alinhamento estratégico de soluções tecnológicas para o atendimento em várias orgânicas da Administração Pública, racionalizando recursos, melhorando o atendimento, investimentos em soluções modernas e mais adequadas às exigências dos utilizadores/utentes dos novos tempos.