O Governo, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD, promove o I Fórum Nacional da Juventude, sob o lema “Preparar os Jovens para o Mercado Global”, de 17 a 19 de outubro, na ilha de São Vicente, na cidade do Mindelo que foi recentemente eleita capital cabo-verdiana da juventude por um período de seis meses (Junho - Dezembro de 2019).
O Governo, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD, promove o I Fórum Nacional da Juventude, sob o lema “Preparar os Jovens para o Mercado Global”, de 17 a 19 de outubro, na ilha de São Vicente, na cidade do Mindelo que foi recentemente eleita capital cabo-verdiana da juventude por um período de seis meses (Junho – Dezembro de 2019).
O encontro visa reforçar o diálogo através da reflexão e debates entre o Governo e a juventude (adolescentes e jovens) cabo-verdiana de forma a contribuir para incrementar a participação cívica e política da juventude no âmbito das Agendas 2030 e 2063, e vai contar com a participarão de cerca de 120 adolescentes e jovens de ambos os sexos e de todas as ilhas do país.
O Fórum pretende ser um espaço para incitar o diálogo entre os jovens e entre o Governo e os jovens; facilitar um campo de informação e divulgação de políticas de emprego e empregabilidade; debater as perspetivas da juventude sobre a participação cívica, o voluntariado e a política; partilhar boas práticas no âmbito de estilo de vida saudável dos adolescentes e jovens; bem assim identificar ações de impacto socioeconómico que contribuam para ajudar o país a atingir as metas dos objetivos de desenvolvimento sustentável.
De referir que Cabo Verde ambiciona para o horizonte 2021 centrar estrategicamente os sectores do turismo e serviços enquanto motores para o crescimento económico, ancorado no desenvolvimento no sector privado. Paralelamente a esta visão, a almejada transformação económica do país dependerá de investimentos em sectores como Energias Renováveis, Cultura e Indústrias Criativas, Novas Tecnologias de Informação e Comunicação reforçando o Comércio, o Desenvolvimento Industrial, a Inovação, a Formação Profissional e o Empreendedorismo.
Atendendo à transição demográfica que o país vive, a juventude cabo-verdiana será, de forma transversal, a maior beneficiária das políticas acima referidas, sendo que a população entre os 15 e 35 anos representa perto de 40% da população cabo-verdiana e os adolescentes (13 a 18 anos) representam 11,3% da população.
O programa do Governo 2016-21, destaca o papel do empreendedorismo e do auto-emprego para a mitigação dos desafios e o desemprego na camada juvenil, demonstrando assim que a juventude assume um papel fundamental no referido Programa, sendo considerada uma prioridade para o desenvolvimento de uma sociedade sustentada e equilibrada.
Acreditamos que com a promoção destes espaços para participação cívica e o engajamento da juventude, através de auscultação, reflexão e debate no âmbito da definição de políticas para a juventude, o Governo de Cabo Verde poderá melhor definir as respostas para esse sector que representa 2/3 da população, propondo medidas a serem executadas a nível transversal tanto pelos sectores públicos e privados, como pela sociedade civil.
A ambição do Governo é também, através de workshops temáticos e comunitário que serão realizados durante o Fórum, promover uma mudança de mentalidade em toda a sociedade cabo-verdiana, não só nos jovens, permitindo-nos encarar o mundo globalizado que temos hoje, como uma oportunidade para cada um a nível profissional e pessoal.
“O maior desafio que um jovem cabo-verdiano tem hoje é estar preparado para o mundo globalizado que se nos apresenta”.