Notícias

MFIDS realiza Workshop de Reflexão sob o lema “Família e os desafios da Parentalidade”

O Ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio Freire, presidiu hoje, 25 de maio, a sessão de abertura do Workshop de Reflexão sob o lema “Família e os desafios da Parentalidade”, visando refletir sobre a Maternidade e Paternidade Responsáveis, enquadrado nas comemorações do mês de maio, mês da Família.

Organizado pelo MFIDS, através da Direção Geral da Inclusão Social (DGIS), o evento destina-se a parceiros e atores sociais que intervêm na área de Família e Inclusão Social (entidades públicas e privadas, Autarquias, ONG/Associações e Confissões Religiosas). O workshop tem como objetivo promover uma reflexão sobre a problemática da família na sociedade cabo-verdiana; identificar os desafios que enfrentam a família Cabo-verdiana, e o impacto no seu bem-estar; reconhecer a importância da maternidade e paternidade responsável; refletir sobre os fatores que influenciam no comportamento desviante das crianças/adolescente.

De acordo com Fernando Elísio Freire, o Governo de Cabo Verde tem trabalhado sempre centrado em resolver os problemas que afetam a vida das pessoas e, naturalmente, das famílias. Segundo disse, o Governo tem atuado nas várias áreas em que as famílias têm que estar com uma dignidade muito forte e assertiva, no acesso ao rendimento, habitação, educação, saúde e capital social.

“Um dos exemplos é a forma como aumentamos a licença de maternidade de 60 para 90 dias, a licença de paternidade que agora é de 10 dias, para além de várias medidas que temos estado a tomar para tornar a vida das famílias muito mais digna e permitir que todos estejam incluídos.”, afirma o Ministro.

Fernando Elísio Freire garante que o Governo está focado nas famílias que efetivamente mais precisam, porque, como se sabe, em Cabo Verde grande parte das famílias são monoparentais e há-que ter capacidade de fazer as políticas chegarem a essas famílias nas várias áreas.

E, de acordo com o Ministro, o Governo tem conseguido isso num quadro difícil, que exige muita contenção, muito esforço e sacrifício, tendo em conta os efeitos da pandemia da covid-19 e a inflação que nos está a atingir a todos.

“O Governo está a lidar bem com a situação. São cerca de oito milhões de contos para estabilizar os preços e permitir que não aumentem de acordo com o andamento da inflação lá fora. Todas as previsões estão a apontar que já em 2023/2024 haja uma tendência para a inflação baixar. Sabemos que há dificuldades, mas poderiam ser maiores caso o Governo não tivesse interferido a tempo”, admite Fernando Elísio Freire.

Com esta jornada, a Direção Geral da Inclusão Social enquanto serviço central do MFIDS, responsável pela coordenação de todas as políticas e programas de inclusão social que visam proteger famílias e indivíduos vulneráveis, entendeu que seria importante ter uma visão global das estratégias que vêm sendo desenhadas e implementadas, neste contexto de múltiplos desafios.