Notícias

MESCI organiza conferência sobre o financiamento à investigação: Contextos actuais e instrumentos

O Ministério do Ensino Superior, Ciência e Inovação, em parceria com o Programa de Pós-graduação Ciência para o Desenvolvimento e a Uni-CV, organiza hoje, dia 29 de Julho pelas 17h00 no Auditório do Campus do Palmarejo uma Conferência sobre o Financiamento à investigação: Contextos actuais e instrumentos.

Em Cabo Verde a questão do Financiamento é colocada em todos os sectores de actividade, mormente na ciência, que é um sector emergente e que demanda recursos avultados para o seu desenvolvimento. Mas é cada vez mais evidente que a consolidação do desenvolvimento de qualquer Estado passa intrinsecamente pela aposta no conhecimento, factor diferenciador com implicações em todos os aspectos do desenvolvimento das sociedades.

Durante as primeiras décadas da independência, países amigos, através da Ajuda Pública ao Desenvolvimento, financiaram a qualificação superior dos nossos quadros, pondo à disposição de Cabo Verde bolsas de estudo e, diga-se de passagem, o nosso país tirou devido partido desta ajuda. Os quadros formados com este mecanismo foram em parte responsáveis pela boa performance económico-social do Estado Cabo-verdiano. No início deste século o país criou as suas instituições universitárias, levando a uma massificação do ensino nesse subsector da Educação. Cabo Verde olha a Ciência com esperança, mas consciente das dificuldades que tem em financiar o desenvolvimento de um sector cujo retorno não é imediato, mas que tem mostrado possuir, a prazo, de um retorno incomensurável para os que tem apostado nela. É com o intuito de dar a conhecer os instrumentos de Financiamento da investigação existentes no plano internacional que o Ensino Superior, Ciência e Inovação, em parceria com o PGCD e com o apoio da Uni-CV, realiza a Conferência “Financiamento da investigação: Contextos actuais e instrumentos”.

A referida conferência será ministrada pelas especialistas em Captação de Fundos de Pesquisa, Margarida Trindade do Instituto Superior das Ciências do Trabalho e da Empresa (Portugal) e a Sheila Vidal, da Fundação Calouste Gulbenkian.