Em junho de 2023 durante uma das visitas do Ministro do Mar, Abraão Vicente, ao mercado de peixe as peixeiras reivindicaram uma solução para a refrigeração do pescado. Na altura, o governante assumiu o compromisso de junto com a edilidade e o projeto amdjer de txeu luta encontrar uma solução para esta problemática.
Na passada sexta-feira, 5 de abril, a câmara frigorifica foi entregue às peixeiras e ao mercado municipal, num evento simbólico que contou com a presença das peixeiras, da Associação de Peixeiras do Mindelo, do Diretor Nacional de Pesca e Aquacultura, Carlos Monteiro, Vereador da Câmara Municipal, José Carlos da Luz, o responsável do mercado municipal de peixe, Anastácio do Santos, Coordenadora do projeto Amdjer de Txeu Luta, Estibaliz Taboas.
Esta câmara frigofica, com capacidade para armazenar uma tonelada e meia de pescado, vem assegurar a qualidade sanitária do pescado, e agregar valor ao produto que é comercializado naquele mercado.
Esta câmara frigorífica foi cofinanciada pelo Ministério do Mar, através do Fundo Autónomo das Pescas, pela Câmara Municipal de São Vicente e a Associação Peixeiras do Mindelo, a través do Projeto Amdjer d txeu luta, no valor de 1.480.000$00.