Notícias

Mensagem de Sua Excelência o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional por ocasião do Dia Mundial da Língua Portuguesa, Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP

Todos estamos conscientes do valor e da importância que uma instituição como a língua teve no estreitar da relação entre os homens ao longo da nossa história.

É através da língua que se propiciou a transmissão do conhecimento que permitiu ao ser humano encontrar o caminho da civilização, do progresso, da paz e do desenvolvimento harmonioso entre os seus semelhantes.

Ao instituir, em 2019, o 5 de maio como o Dia Mundial da Língua Portuguesa, a UNESCO foi ao encontro do projeto da CPLP que criou, em 2009, o Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP, que este ano se comemora sob o lema “Cultura, Língua, Economia, Ciência e Inovação para o desenvolvimento sustentável”.

A nossa Comunidade representa uma síntese de povos diferentes, linguagens diferentes, costumes diferentes, que em português se entendem.

Numa língua que desceu das montanhas e dos vales da Península Ibérica, que se reinventou nas praias das ilhas atlânticas, mergulhou nas savanas e nos rios da África e penetrou no cerrado e nas florestas da América do Sul (Jorge Carlos Fonseca, discurso de homenagem Honoris Causa pela UNICEUB, Brasília, julho de 2021).
É nesta língua comum, nas suas diferentes falas e sotaques que nos entendemos na Comunidade dos Países de Língua Oficial Portuguesa, constituída pelos nossos nove países, Na América, Na Europa, em África e na Ásia, e que torna a CPLP um espaço onde nos sentimos em casa, onde as nossas histórias se cruzam e o nosso futuro se entrelaçam.

Para tanto, mister é que todos nós continuemos a empenhar-nos, com determinação e criatividade, para que ela concretize a ambição dos nossos povos em ver criada uma verdadeira Comunidade de povos e de cidadãos.

A CPLP é uma organização multifacetada, com vários rostos, diferentes línguas e culturas, tendo a língua portuguesa como a artéria de comunicação e definidora do ensejo comum almejado na comunidade.

Hoje, diferentes instrumentos jurídicos que estruturam a CPLP assumem o objetivo de promover a língua, tornando-a uma instância privilegiada de produção do conhecimento e veículo de eleição para a difusão do conhecimento produzido, trazendo uma inestimável contribuição à realização de um dos principais objetivos da nossa Comunidade, qual seja o de aproximar os nossos povos pela via da promoção do conhecimento em língua portuguesa, nosso especial patrimônio comum.

E os Estados-membros vêm procurando vias adequadas para alcançar este objetivo. De onde a oportunidade e a assertividade de comemorarmos esta data com programas que preservem a nossa cultura comum, medrada nestes mais de cinco séculos de convivência histórica.

Aproveito esta ocasião para desejar a todos os países irmãos, membros desta Comunidade, renovados votos de sucessos nos esforços de desenvolvimento económico e social consentidos e na criação de condições que permitam uma maior qualidade de vida para todas as nossas populações e os demais utilizadores da língua portuguesa.