Notícias

Mensagem de Natal do PM: “2007 – ano extraordinário para Cabo Verde”

armas_gov2

Mensagem de Natal de Sua Excia. o Primeiro Ministro de Cabo Verde,

Dr. José Maria Pereira Neves

Cabo-verdianas e cabo-verdianos

Hoje queria falar-vos, olhos nos olhos.

O ano de 2007 foi um ano extraordinário para Cabo Verde. Estamos num bom momento. Cabo Verde está a viver um momento auspicioso do seu percurso. Tivemos juntos ganhos extraordinários – mais portos, mais aeroportos, mais estradas, mais escolas, mais hospitais, mais pensão social para os grupos vulneráveis, mais combate à pobreza.

Conseguimos juntos trabalhar para que Cabo Verde conseguisse uma parceria especial com a União Europeia, e com isso mais prestígio internacional, mais investimentos, mais empregos, e com certeza melhor qualidade de vida para todos os cabo-verdianos.

Conseguimos, também mais investimentos no ambiente. Cabo Verde hoje precisa mais do que nunca de agenda ambiental que lhe permita garantir a sustentabilidade do desenvolvimento. Esta geração tem o dever da solidariedade para com as gerações futuras. Temos de garantir um desenvolvimento amigo do ambiente.

Conseguimos há dias a adesão à Organização Mundial do Comércio. Aqui também mais prestígio para Cabo Verde. Garantia de uma inserção competitiva na economia global. Mais investimentos, mais empresas, mais sector privado e consequentemente mais empregos e melhor qualidade de vida para todos os cabo-verdianos.

São ganhos que nós conseguimos juntos. Ganhos extraordinários que devemos continuar no ano de 2008. Grandes investimentos vão ser realizados no próximo ano.

Queremos que 2008 seja um ano muito melhor para todos. Com investimentos fortes na qualificação profissional. Com a consolidação da nossa Universidade, que neste ano de 2007 abriu o seu primeiro ano lectivo. Com mais sociedade de conhecimento, com mais investimento nos grupos mais vulneráveis. Com a densificação do sector privado, com intensificação da democracia e afirmação plena da liberdade dos cidadãos.

2008 deverá ser um ano que deve unir-nos a todos para continuarmos a construir este novo e grande Cabo Verde dos nossos sonhos. Os sonhos dos nossos poetas, dos nossos avós, dos nossos pais. Vamos continuar juntos a trabalhar que Cabo Verde continue a ganhar, para continue a crescer e a prosperar.

Queria neste período desejar a todos os cabo-verdianos, residentes e na diáspora, um Santo Natal. E que o ano de 2008 seja um ano de muitas prosperidades.

Queria também desejar os que vivem ou passam por Cabo Verde, não sendo cabo-verdianos, mas amigos destas ilhas, queria desejar-lhes a todos também um Feliz Natal e um Ano Novo de muitas felicidades.

Cabo Verde merece o nosso trabalho, o nosso amor, e vamos continuar juntos nesta caminhada.                                                                                                                                                

                                                                               Praia, aos 24 de Dezembro 2007