Os dois governos expressam a sua conformidade com as acções até agora realizadas e manifestam a vontade de dar continuidade, acordando para os próximos anos o reforço de intervenção no domínio de ensino técnico-profissional, ensino superior, educação e formação de adultos.
No domínio do Ensino Técnico-Profissional, o protocolo contempla a inclusão, em cada ano lectivo, de quatro técnicos e monitores de formação profissional, seleccionados pelo MEES, para, num período de três meses cada um, exercer em regime de professor de práticas tuteladas nos centros de formação profissional das Canárias, realizarem a formação e o aperfeiçoamento nas especialidades que se determinem. Continuarão a funcionar os cursos profissionais na Escola Polivalente Cesaltina Ramos da Praia, e Escola Técnica do Porto Novo.
Em matéria de Ensino Superior, o protocolo dá continuidade ao programa de estadia de 10 estudantes bolseiros nas Universidades de Las Palmas e de La Laguna em Tenerife. Adicionalmente outros 5 estudantes, em cada uma das Universidades, terão direito à isenção de propinas. As provas de acesso serão realizadas através das universidades das Canárias na segunda quinzena de Julho de cada ano.
Paralelamente, as Universidades das Canárias prestarão apoio institucional à Universidade Pública de Cabo Verde. Além do mais, a Direcção Geral das Universidades promoverá a realização de estudos, diagnósticos e seminários para avaliar as outras oportunidades de colaboração em matéria de desenvolvimento conjunto entre Cabo Verde e Canárias. De igual modo, promoverá a realização de projectos e teses doutorais que contribuem para a incrementar a colaboração mútua entre professores e centros de formação localizados nos dois arquipélagos.
Por último, considerando o Sistema ECCA de Formação a Distância como um recursos valioso para o desenvolvimento de acções formativas no âmbito no domínio da Educação e Formação de Adultos, o governo das Canárias apoiará as acções desenhadas pela Fundação Rádio ECCA e a Direcção Geral de Alfabetização e Educação de Adultos, no marco da transferência do Sistema ECCA para o MEES.
Para a implementação desse protocolo de cooperação, foi instituída uma comissão mista de seguimento, cuja primeira reunião foi realizada durante a visita.