O Ministério da Educação e Desporto (MED), numa iniciativa inédita na história da Educação Cabo-verdiana, socializou com todos os professores do país, no passado dia 9 de Maio, uma proposta de Estatuto da Carreira Docente, em processo de construção e consequente recolha de contribuições.
Depois da apresentação da referida proposta feita em simultâneo em todos os concelhos do país, o MED tem em curso, a recolha de subsídios e contribuições para o enriquecimento da proposta, a nível das escolas e concelhos, de forma a permitir a participação de todos num ambiente democrático e de franco diálogo, para a construção de um Estatuto da Carreira Docente que valorize a classe.
Tratando-se de uma proposta aberta, sujeita a contribuição de todos, e tendo em atenção o potencial das redes sociais, nomeadamente facebook e blogue dos professores, o MED disponibiliza, agora, um fórum online (http://proposta-estatuto-da-carreira-docente.31715.n7.nabble.com/), onde os professores cabo-verdianos são chamados a pronunciarem-se a respeito de uma proposta de Estatuto de Carreira, moderno, e que se quer como resultado de uma abrangente e enriquecida consulta.
Existem outros espaços online para a recolha de subsídios, como o blogue dos professores (http://professorescv.blogspot.com/) e o facebook do MED (https://www.facebook.com/ministerio.educacaoedesporto).
Refira-se que a recolha de subsídios deverá ocorrer até o dia 22 de Maio, data a partir da qual tem início os encontros já acertados com os sindicatos de professores.