O objectivo principal do encontro na Áustria foi o de promover uma discussão informal sobre o primeiro esboço do plano de actividades da IRENA, por forma a facilitar a sua adopção no 2º Encontro da Comissão Preparatória, que terá lugar em Junho de 2009 no Egipto.
Do programa da missão constou a visita ao Centro Internacional de Viena, onde estão instaladas todas as agências e organizações internacionais sedeadas na Áustria. De destacar que um dos temas abordados foi o estabelecimento de uma base de conhecimento em torno das energias renováveis e de uma rede entre todas as instituições com experiência nessa matéria.
Um outro tema apresentado e discutido foi a forma como a IRENA poderá assessorar os governos no desenvolvimento de um quadro integrado para promover as energias renováveis, numa perspectiva regional. Foi, assim, apresentado o Centro de Energias Renováveis da CEDEAO como um exemplo de organização regional que a IRENA deverá apoiar e utilizar como exemplo para outras regiões. Foram ainda abordadas questões relacionadas com as alterações climáticas e a promoção das energias renováveis.
Das sessões saiu a recomendação da IRENA se transformar numa Agência das Nações Unidas, dando-lhe condições de poder assumir a coordenação a nível mundial das intervenções no domínio das energias renováveis.
Recorde-se que a Ministra da Economia, Crescimento e Competitividade, Fátima Fialho, participou, em Janeiro passado, em Bona, Alemanha, na Conferencia Internacional para a criação da Agência Internacional de Energias Renováveis (IRENA).