Notícias

MECC apresenta Plano Nacional para as Energias Domésticas de Cabo Verde

O Plano Nacional para as Energias Domésticas de Cabo Verde (PNED) insere-se no quadro do Programa Regional de Promoção das Energias Domésticas e Alternativas no Sahel – PREDAS. É mais uma etapa que visa traduzir em projectos as orientações emanadas da Estratégia Nacional para as Energias Domésticas e da Carta de Política Sectorial ratificada pelos Ministros da Economia e do Ambiente.

O Programa Nacional de Energia Domestica – PNED está orçado em 5,3 milhões de euros. A sua realização está prevista para o período de 2010 a 2014.

O Programa Regional de Promoção das Energias Domésticas e Alternativas no Sahel foi lançado em Cabo Verde em 2003 pelo Comité Interestadual de Luta contra a Seca no Sahel (CILSS) e tem como um dos principais objectivos ajudar os estados membros do CILSS, a organizarem-se de forma profissional e concertada, promovendo o aprovisionamento durável e a utilização racional das energias domésticas numa perspectiva da redução da pobreza e protecção do ambiente com vista a conceber, adoptar e implementar um plano estratégico para as energias domésticas (PNED).

Para além disso, o programa visa constituir uma rede de profissionais e especialistas do Sahel na área de energias domésticas (PRSED), iniciar um sistema de informação tecnológica sobre energia SITE) e ajudar a conceber e promover o seguimento ecológico dos recursos lenhosos disponíveis.