A Ministra de Desenvolvimento Rural, Eva Ortet, preside, amanhã, quarta-feira, 12 de Outubro, na Ilha do Fogo, o atelier de lançamento do projecto de combate à peste suína africana denominado de «TCP/CVI/3303-Contrôle d´une épizoonie de PPA au Cap. Vert», financiado pela FAO, um dos parceiros de excelência do MDR.
O projecto surge na sequência da confirmação da peste suína africana, no passado dia 17 de Maio, através das análises laboratoriais às amostras enviadas a partir de recolhas feitas na Ilha do Fogo, realizadas no Laboratoire National d’Élevage et de Recherches Vétérinaires de Dakar, pertencente à rede RESOLAB da FAO.
A Direcção Geral de Agricultura Silvicultura e Pecuária afirma que o projecto «TCP/CVI/3303-Contrôle d´une épizoonie de PPA au Cap. Vert» tem o intuito de minimizar todos os impactos negativos que a epidemia poderá causar tanto na segurança alimentar, como também, a nível de auto-emprego. Por outro lado, tem o objectivo de evitar que a referida peste venha a alastrar-se por outras ilhas do país.
Com a execução do presente projecto, o MDR através da DGASP, procura envidar todos os esforços para alcançar os objectivos propostos, considerando que o sector da pecuária é uma das áreas privilegiadas da população foguense.