O Ministério do Desenvolvimento Rural (MDR), Agência Nacional de Segurança Alimentar (ANSA) e a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) estão juntos no combate à alta dos preços dos alimentos. É que o MDR realizou ontem, 06 de Junho de 2012, em parceria com a ANSA e a FAO, o Atelier de Validação de Atenuação do impacto da alta de preços internacionais dos alimentos em Cabo Verde.
Durante o atelier a Ministra do Desenvolvimento Rural, Eva Ortet, defendeu um maior engajamento político e uma forte cooperação entre os países, para diminuir o índice de má nutrição que tem assolado as famílias pobres. Eva Ortet, frisou ainda que o Governo tem estado a tomar algumas medidas que tem ajudado algumas famílias a ter acesso aos alimentos, tais como o aumento das pensões sociais e sobretudo, a mobilização de água para a agricultura. Já, a FAO defende que é preciso estar alerta quanto ao aumento do preço dos alimentos antes que a “tempestade” chegue e alerta para a necessidade de se reforçar as medidas, principalmente no sector produtivo, no combate a alta dos preços existentes actualmente.
Por seu turno, a ANSA alega que a solução recai sobre as medidas que devem ser tomadas a nível global, regional e local.
De referir ainda que este atelier teve como principal objectivo validar um conjunto de medidas de atenuação do impacto do aumento dos preços internacionais dos alimentos.