Refira-se que as Praças Digitais, permitem a qualquer cidadão, com um portátil, estar ligado ao mundo, sem custos, enquadram-se no âmbito da Implementação do Programa Estratégico para Sociedade de Informação (PESI), aprovado em Outubro de 2005 pelo Governo de Cabo Verde.
Neste sentido, o Núcleo Operacional da Sociedade de Informação (NOSI) vem concretizando uma série de actividades com vista à criação das condições para a efectivação da Sociedade de Informação e da Governação Electrónica, permitindo que, paulatinamente, todos os cidadãos tenham acesso a qualquer ponto do mundo, a partir do seu local de residência, utilizando as TIC.
Recordamos que foram já implantadas 11 Praças Digitais, sendo quatro na Cidade da Praia, duas na ilha do Fogo (São Filipe e Mosteiros), uma na Brava, uma em Assomada, uma no Tarrafal de Santiago e duas na ilha de S. Vicente.
A este importante projecto junta-se a implementação do Sistema de Informação Municipal em todos os municípios de Cabo Verde, cujo processo será concluído em 2009, com a sua implementação nos municípios de Santo Antão e de São Nicolau.