No âmbito do programa Memórias do Mundo, o Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente manteve, na manhã de hoje, 26 de setembro, um encontro de trabalho com responsáveis da Fundação Mário Soares (FMS), Portugal, no sentido conhecer o espólio existente e o plano de gestão documental, previsões para o futuro da fundação.
Neste mesmo encontro, seguido de uma visita à FMS, o governante, que esteve acompanhado do presidente do
IPC – Instituto do Património Cultural, Dr. Hamilton Jair Fernandes apresentou, formalmente, a vontade de Cabo Verde em receber o espólio de Amílcar Cabral caso seja vontade quer daquela fundação quer da República da Guiné Bissau.
Neste encontro de trabalho ficou ciente de que o interesse de Cabo Verde se centra no ponto de vista da preservação patrimonial, da importância histórica para a investigação científica sobre a vida e obra de Amílcar Cabral e a importância de haver um consenso com a Guiné Bissau sobre a necessidade de uma investigação cada vez mais profundada de todos os arquivos patrimoniais que visem uma total compreensão da história da Independência de Cabo Verde.
A visita terminou com uma grande abertura por parte da FMS para se criar um protocolo concretize e vise uma maior exploração científica desse espólio.
No final o titular da pasta da cultura e das indústrias criativas assinou o livro de honra da FMS.