Os foliões da cidade da Praia já têm o samba no pé e as músicas decoradas. Os andores estão a ser finalizados. Os cinco grupos oficiais de carnaval da cidade da Praia estão em contagem decrescente para o grande desfile de carnaval de terça-feira, 13 de fevereiro.
E, há semelhança do que vem acontecendo desde o início do mandato do Governo de Cabo Verde, liderado pelo Primeiro-Ministro, Ulisses Correia e Silva, o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas disponibilizou aos cinco grupos um montante global de um milhão e setecentos mil escudos cabo-verdianos (350 contos cada um dos grupos) em forma de incentivo mais instrumentos musicais, para que a festa seja ainda com maior brilho e animação.
Assim como nos anos anteriores, o Governante realizou, na noite de quinta-feira, 08 de fevereiro, visitas aos estaleiros e viu ensaios dos grupos Estrelas do Mar, em Achada Grande Frente, Afro Abel Djassi e Deusa do Amor, em Achada Santo António, Samba Jó, no Palmarejo e Vindos D’África no Bairro Craveiro Lopes.
O titular da pasta da cultura e das indústrias criativas ficou satisfeito com o entusiasmo registado pelos grupos e pelos foliões.
O Governo tem cofinanciado o carnaval em Cabo Verde, com incentivos para todas as ilhas (diretamente aos grupos e através das câmaras municipais), mas vem apelando as empresas privadas, pela voz do Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, a financiarem mais os grupos.
Par além disso, o seu apelo também para maior envolvimento das pessoas das comunidades onde pertencem os grupos a fim de poderem ajudar num maior desenvolvimento e crescimento da “Festa do Rei Momo”.
O montante global disponibilizado, para o carnaval 2024, foi de doze milhões, cento e quarenta e sete mil escudos cabo-verdianos (12.147.000,00 ECV).