O Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas (MCIC) quer alargar as instituições que estão na sua tutela, a todos os 22 municípios do país, com a intenção de estabelecer parcerias culturais, bem como transmitir novas políticas para o sector.
A intenção do MCIC, Abrão Vicente, foi manifestada durante a sua deslocação por vários municipios do país, tendo reforçado ainda mais a sua ideia, na primeira deslocação oficial para a ilha de Santo Antão.
Na ilha das Montanhas, o Governante constatou que os três municípios dispõem de infraestruturas e talentos que necessitam de alguns incentivos para o seu pleno desenvolvimento.
“Creio que precisam de um apoio e de um acompanhamento mais próximo dos seus projetos por parte do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas. Há uma necessidade ligada às infraestruturas da cultura, serviços do museu, escolas (ensino artístico), um auditório municipal digno para acolher as suas atividades” acrescentou.
Neste momento, conforme garante o MCIC, existe maior engajamento entre as câmaras municipais e o Governo, no sentido se concluir os trabalhos preconizados. “Nos próximos tempos teremos uma rede de programação cultural de qualidade em Santo Antão”, anuncia Abrão Vicente.
Abrão Vicente reconheceu as pontencialidades da ilha de Santo Antão e assumiu o compromisso para com o cofinanciamento de um auditorio municipal, protocolo para a instalação do plano pedagógico da Cesária Évora Academia de Artes, reabilitação e elevação do património judeu, entre outros.
O MCIC deixou tranparecer que vai envidar todos os esforços para as requalificações necessárias nos setores da sua tutela.