Numa visita ao Farol Fontes Pereira de Melo, mais conhecido por Farol de Boi, o Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, constatou a realização de obras naquele que é um dos espaços mais emblemáticos e com um valor patrimonial e histórico do concelho de Paúl.
A passagem pelo Farol de Boi, para constatar o estado do património e o trabalho que pode vir a ser feito no monumento, esteve enquadrada nesta que é a primeira deslocação do ministro à ilha das montanhas.
Com as obras a decorrer, Abraão Vicente pediu a colaboração de todos, entidades, munícipes, assim como todos os cabo-verdianos para a valorização dos patrimónios. “Fica um alerta de que aquilo que é património nacional e municipal, deve ser respeitada de acordo com as leis da preservação do património construído”.
Neste momento está-se a trabalhar no sentido de preservar o património construído e o imaterial de Cabo Verde, diz o MCIC.
No concelho do Paúl, a comitiva visitou ainda a Pedra Skribida, sito num dos vales e que, conforme reza a história, trata-se de uma marca deixada no século do descobrimento das ilhas de Cabo Verde, o atelier de Ary Duarte, o Cine Teatro e outros pontos culturais e que devem merecer investimentos por parte do MCIC.
A visita terminou no empreendimento Beth d’Kinha que guarda importantes instrumentos utilizados para a produção do grogue.