Notícias

MCIC financia Festival Internacional de Teatro – TEARTi em 700 mil escudos

O Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas volta a renovar o protocolo de parceria institucional e financeiro com a Associação Teatral Fladu Fla, no montante global de setecentos mil escudos cabo-verdianos (700.000$00).

O protocolo foi assinado na tarde desta quinta-feira, 07 de setembro, entre o Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente e o Diretor de Produção da Associação Teatral, Fladu Fla, Jailson Miranda, em representação da presidente da Cia.

Tendo em atenção a dinâmica e a relevância do setor criativo para o desenvolvimento artístico-cultural, social e económico a nível mundial, ciente da crescente importância da publicidade na informação e divulgação de produtos culturais à escala global e reconhecendo à Associação Teatral Fladu Fla, um papel essencial na valorização e reconhecimento do teatro a nível nacional, o Governo, através do MCIC acredita ser muito importante continuar a investir no TEARTi e no Fladu Fla para que este evento continue a ter lugar e garantindo, a cada ano, mais participações e mais qualidade.

“Faz parte do DNA do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas que seja a sociedade civil e organizações da sociedade realizarem estes tipos de evento de dinamização da arte e da cultura no nosso país”, afirmou o governante.

O maior desafio continua a ser numa maior movimentação do teatro e das artes cénicas durante todo o ano, com espetáculos, formações, workshops, intercâmbios “de forma a vermos na arte performativa, além do momento de pico da realização dos grandes eventos, mais atores a adquirirem mais conhecimentos, a realizarem workshops”.

Para Jailson Miranda, que falou em nome do Fladu Fla, mais do que um incentivo, o protocolo faz com que o TEARTi aconteça com melhores condições e permite que tenha apresentações de grupos de outros países.

O TEARTI 2023 acontece sempre no mês de outubro, na cidade da Praia, e neste ano será a sua 7ª edição.