Notícias

MCIC apoia organização e criação de conceitos em torno da cultura

O Ministro da Cultura e Indústrias Criativas, Abraão Vicente, participou no último sábado, 26 de agosto, nas festividades de Nhu São Roque, um evento dedicado aos pescadores e peixeiras do concelho de Ribeira Grande de Santiago que a autarquia pretende revitalizar, para reforçar a economia local através de atividades culturais.

MCIC apoia organização e criação de conceitos em torno da cultura

No dia do arranque desta festa, Abraão Vicente avançou que o seu Ministério tem em vista apoiar toda a organização e criação de conceitos ligados às festas tradicionais e religiosas que promovam a economia, tendo ainda assistido ao  Workshop sobre cidades que são Património da Humanidade e Comércio– CYTI 2020.

Para o MCIC, Abraão Vicente, a festa de “Nhu São Roque” serve como um “pretexto” para agregar o título de Património da Humanidade e fazer com que a população local se envolva nesta celebração que traz “enormes” benefícios para a população local, desde financeiros passando para os simbólicos.

“Cidade Velha está na linha da frente. Agora é preciso consolidar os projetos e sistematizar aquilo que são os projetos de divulgação da Cidade Velha”, afirmou Abraão Vicente.

A programação de Nhu São Roque esteve recheado de atividades culturais e desportivas como feira de artesanato, Workshop, provas de natação, corrida de bote e ainda pesca de um peixe típico da zona.

Para além disso, a autarquia preparou uma feira gastronómica cujo rei foi o “típico” caldo de peixe da Cidade Velha. Um manjar que a edilidade quer também reavivar e colocar no prato dos visitantes que passam pelo sítio, Património Mundial da Humanidade.

As festividades de Nhu São Roque tiveram a sua continuidade no domingo, com a Procissão e Missa Solene e, ainda, o tradicional desfile e concurso melhor do bote ornamentado.