Notícias

MCIC afirma que ilha do Maio tem grande potencial para atrair eventos de nível nacional

O Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, disse que a ilha do Maio tem uma enorme potencialidade, tanto ao nível do turismo como no setor cultural e com potencialidade de acolher grandes eventos nacionais que atrai diferentes públicos. Esta afirmação foi feita neste domingo, durante a primeira visita oficial do MCIC à ilha do Maio, enquanto membro do Governo.

MCIC afirma que ilha do Maio tem grande potencial para atrair eventos de nível nacional9

“Já conhecia a ilha do Maio e as suas potencialidades, tanto a nível cultural, como também do artesanato, a criação artística, dos compositores. É a ilha de Betú, mas também é uma ilha que tem grandes potencialidades para acolher eventos que podem atrair e promover tanto esta ilha como Cabo Verde”.

Na sua chegada à ilha do Maio, o MCIC esteve num encontro com o presidente da autarquia, Miguel Rosa e o vereador responsável pela pasta da cultura, Keita Santos.

Nu primeiro momento, o governante traçou o panorama nacional sobre a política para o sector, os programas e projectos, o Orçamento do Estado para 2018, os investimentos sobre os patrimónios e a aposta deste novo ministério nos jovens talentos cabo-verdianos para a internacionalização da cultura nacional.

“Ao nível da cultura acredito que já se nota uma mudança de perceção que se tinha anteriormente”, avançou o MCIC, Abraão Vicente.

O Presidente da Câmara local sustentou que tem estado a acompanhar as ações desenvolvidas pelo Ministério da Cultura e das Industrias Criativas neste setor, afirmando que pretende estabelecer algumas parcerias e acordos com o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas para alavancar a programação cultural da ilha.

Do vereador da cultura, ficou a vontade de colaboração no sentido de ajudar a criar maior atratividade para a ilha do Maio, a começar pelo largo do Forte São José e do Centro de Artesanato.

“Em termos de agenda cultural contamos com a parceria do Ministério para preenchermos a agenda cultural da ilha, no sentido de criar essa maior atratividade, alavancar o turismo interno, mas também incentivar e promover as indústrias criativas. Portanto, criar rendimento através da produção artística”, afirmou o vereador da cultura, Keita Santos.

Esta primeira visita de Abraão Vicente, enquanto governante serve para conhecer a nova dinâmica imprimida pela nova equipa camarária, os projetos em carteira e estabelecer contatos para futuras parcerias.

“Creio que muito mais a ilha servir o turismo, os turistas ou celebrar as festividades, é essencial que uma ilha tão pacata e acolhedora tenha uma programação cultural ao mais alto nível”.