Notícias

MCA financia operacionalização da ETAR do Sal

O Primeiro-Ministro, José Maria Neves, presidiu nesta quinta-feira o acto de lançamento de um projecto para a operacionalização da Estação de Tratamento das Águas Residuais do Sal (ETAR) que devido a constrangimentos vários ainda não pôde funcionar em pleno, desde a sua inauguração em 2008. Este empreendimento financiado através do pacote do Millennium Challenge Account promete resolver definitivamente esses constrangimentos e dotar a ilha de uma infra-estrutura fundamental para o desenvolvimento da ilha.

O acto de lançamento do referido projecto ocorreu numa das ruas da cidade de Santa Maria perante um bom número de pessoas que atestaram a importância deste projecto. Durante a sua intervenção, José Maria Neves assumiu o seu regozijo com este importante projecto que considera essencial para a competitividade da cidade turística de Santa Maria e de toda a ilha do Sal país, bem como para a melhoria de qualidade de vida dos cidadãos.

“Obras no domínio da água e do saneamento são essenciais para o crescimento económico, para a criação de mais oportunidades de emprego, mais desenvolvimento sustentável das nossas ilhas. Por isso, vale a pena continuar a investir neste domínio”, frisa o Primeiro-Ministro.

Daí o esforço que esta Governação liderada por Neves tem feito em matéria de investimentos tanto em relação infra-estruturas quanto de reformas legais e outras do sector da água e do saneamento, um pouco por todo o país.

Para esta empreitada que permitirá operacionalizar a referida ETAR, o Governo conta com a forte parceria do Governo dos Estados Unidos, através do Fundo de Água e Saneamento – FASA, inserido no programa Millennium Challenge Account, sendo que este segundo pacote de cerca de 150 mil contos disponibilizado a Cabo Verde vem dar uma atenção especial ao sector da água e do saneamento e das reformas no sector.

Com a entrada de funcionamento desta ETAR mais de quatro mil famílias poderão beneficiar de melhor rede de esgoto e a ilha poderá ainda disponibilizar de mais água para a agricultura, construcção civil, etc., permitindo canalizar a água dessalinizada totalmente para o consumo humano. A previsão de duração das obras para a operacionalização da ETAR do Sal é de 16 meses.

Quem também esteve presente no acto, representando o Governo dos Estados Unidos, foi o embaixador norte-americano em Cabo Verde, Donald Heflin, que realçou a parceria entre os dois países e, em particular, este projecto que constitui um investimento “consciente” na construção de uma fundação sólida para o contínuo crescimento da economia do Sal e que possa permitir a captação de mais investimentos e mais empregos para o país.

Por seu lado, o Presidente da Câmara do Sal, Jorge Figueiredo sublinhou tratar-se de um projecto muito importante para a ilha e para Santa Maria que quer manter a posição de cidade capital do turismo de Cabo Verde. Este recorda as “graves” dificuldades da cidade em época de chuva e também no tratamento das fossas cépticas que deverão ficar resolvidas com este projecto.