Este Simpósio inscreve-se num vasto programa de homenagem aos Claridosos e seus Contemporâneos, havendo, ao longo deste ano, actividades culturais em várias ilhas, a configurar o carácter nacional da Claridade.
O Programa de Conferências comporta Painéis Temáticos, nomeadamente o Painel Introdutório, o Painel dos Fundadores (com os naipes sobre Baltasar Lopes da Silva, Jorge Barbosa e Manuel Lopes), o Painel Outros Claridosos e o Painel Contemporâneo dos Claridosos.
O Simpósio perfila uma vintena de conferencistas, nacionais estrangeiros, dedicados ao estudo da Claridade e dos seus cultores, protagonistas da modernidade literária de Cabo Verde.
Um extenso programa cultural fará o complemento do evento, tendo como ponto alto a Gala Musical, no dia 29 de Abril, no Auditório Nacional Jorge Barbosa.
O enquadramento ainda comporta a sessão solene da abertura, presidida pelo Presidente da República, Pedro Pires, e a sessão solene de encerramento, presidida pelo Primeiro-Ministro de Cabo Verde, José Maria Neves.