No âmbito do Projecto intitulado “Reforço das Capacidades de Cabo Verde na Gestão das Migrações” – Componente A – “Retorno e Reintegração”, que tem suporte político no Acordo de Parceria para Mobilidade entre Cabo Verde e a União Europeia, terá lugar a 14 de Novembro de 2014, às 15:00, na Fazenda e, 15:30 em Palmarejo, a Cerimónia de Entrega de Placas e Inauguração de projetos relacionadas com iniciativas empresariais de emigrantes regressados a Cabo Verde. O evento é presidido pela Ministra das Comunidades, Fernanda Fernandes pelo Embaixador da União Europeia em Cabo Verde, José Manuel Pinto Teixeira.
Estas iniciativas que vão ser agora inauguradas encontram-se em funcionamento, a saber, o projeto “Low Cost Design & Publicidade” de Julisa Lopes, assim como o projeto “Hotel Solution” de Silvino de Almeida.
O projeto pretende contribuir para o reforço da capacidade institucional de Cabo Verde na gestão das migrações. A componente A tem como objetivo principal apoiar a reintegração de cabo-verdianos provenientes de um dos quatro países parceiros do projecto (Portugal, França, Luxemburgo e Países Baixos).
Para o efeito foi criado um dispositivo de reintegração que propõe a 25 migrantes elegíveis um apoio financeiro e técnico para a criação de um negócio em Cabo Verde, através da assessoria de um consultor que apoia na elaboração do plano de negócio, na implementação do projecto e no seguimento após o início das actividades.