Notícias

Maritza Rosabal faz uma avaliação positiva da exposição “Por uma Educação mais Inclusiva”

Trata-se de um evento promovido pela Câmara Municipal da Praia (CMP) e tem como objetivo valorizar a essência dos trabalhos desenvolvidos pelas crianças e educadoras durante o ano letivo 2016/2017.

Maritza Rosabal faz uma avaliação positiva da exposição Por uma Educação mais Inclusiva

Em declarações à imprensa, momentos depois da visita à exposição jardim de infância da CMP, a Ministra da Educação e Ministra da Família e Inclusão Social, Maritza Rosabal, congratulou-se com a iniciativa e sublinhou que essa exposição é um trabalho superinteressante uma vez que a mesma monstra resultados de um trabalho de qualidade, bem organizado, trazendo temas de todas as áreas.

“Nós temos uma politica de assinar contratos, programas com as Câmaras de todo país, permitindo as crianças que não têm rendimento necessário para pagar o jardim, esta é uma condicionante para facilitar a adesão a essa politica e essa ação é alargada este ano. Também há uma outra questão, tendo em conta que temos novas orientações curriculares, existe todo um processo do aprimoramento do sistema do seguimento e coordenação entre os serviços públicos com foco entre os jardins de infância e Ministério da Educação” adiantou Maritza Rosabal.

A Ministra salientou, ainda, que todas as crianças serão incluídas nesse processo, uma vez que o seu Ministério está a trabalhar na área de Ensino Especial, ciente de que existem diferentes resultados esperados de cada criança.

É uma área que está a ser muito trabalhada e dispõe de elementos que permitem fazer o diagnostico de cada criança, pois só é possível dar uma resposta efetiva, quando se tem um diagnostico para cada criança, sublinha.

Afirmou ainda que o seu Ministério está a fazer um plano individual e todo o trabalho este ano e será centrado nestes diagnósticos e na elaboração de planos individuais.