A FRANCOPOL é uma organização que tem por missão a promoção e a partilha das melhores práticas de pesquisa e conhecimentos nas áreas de formação e perícia policial, e tem como objectivo primordial, aumentar as competências dos serviços da Polícia, para melhor servir os cidadãos.
Igualmente é um fórum que visa melhorar a consistência da segurança pública e acelerar a modernização da função policial.
Os debates e as intervenções deste congresso incidirão sobre os mecanismos a serem adoptados pelos países para melhor gerirem as novas formas de ameaças que os afectam, bem como discorrer sobre as respostas que podem haver no domínio da cooperação e da formação policial.
O Congresso tem como lema "Novas ameaças, novas tecnologias, novas formações" e será organizado em três sessões plenárias, designadamente:
As novas ameaças; conflitos e gestão de crises/operações de manutenção da paz; Discriminação e atentado aos direitos fundamentais; Novas tecnologias postas à disposição das forças da polícia; Ética, Disciplina e Deontologia; Polícia e Ciências Sociais serão dentre outros alguns temas a serem debatidos no referido congresso.
No referido evento participam ministros do interior de diversos países da zona francófona.