Este é um projecto ambicioso do MJ que consiste na modernização da produção agro-pecuária daquele estabelecimento prisional, criando condições infra-estruturais e agro-pecuárias, que permitem uma exploração adequada e o aumento da produção. O projecto comporta as componentes de agricultura, pecuária, avicultura, suinicultura e caprinicultura e visa, por um lado, a auto-sustentabilidade e, por outro, a ocupação e a reinserção social dos reclusos.
Com a inauguração do Centro de Formação da Cadeia da Praia, o Ministério da Justiça realiza, assim, mais um objectivo proposto no sector da reinserção social dos reclusos. O centro irá reforçar a capacidade formativa dos reclusos da CCP, tornando as formações mais constantes e permanentes.
O projecto de formação dos reclusos contempla áreas como serralharia, carpintaria, marcenaria, mecânica, sapataria, artesanato, formações essas que serão ministras sob a coordenação do Instituto do Emprego e Formação Profissional, entidade responsável por todo o processo das formações, desde a selecção dos formadores, acompanhamento durante e pós-formação e a certificação.